Ultimas

sábado, 1 de março de 2014

Espinha Bífida: Meningocele e Mielomeningocele.

É uma má-formação congênita localizada na coluna vertebral. Este defeito ocorre nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião está em formação, não se fechando corretamente. Por isso, é chamada de espinha bífida que quer dizer espinha dividida.

Existem três tipos principais de espinha bífida: Oculta, Meningocele e Mielomeningocele.
As causas que levam à formação da espinha bífida em geral, e da mielomeningocele em particular, ainda não estão totalmente esclarecidas. Na sua origem coexistem fatores genéticos e fatores ligados ao ambiente. O grau de influência de cada um ainda não foi bem estabelecido.
É sabido que a mielomeningocele acontece com maior freqüência em grupos sociais menos favorecidos e com carência alimentar. A exposição materna a determinados medicamentos como a carbamazepina e o ácido valpróico pode induzir a formação do defeito. Por outro lado, o ácido fólico, uma vitamina do Complexo B, exerce um efeito protetor sobre o sistema nervoso em formação, reduzindo significativamente a incidência de defeitos do tubo neural quando administrado a mulheres em idade fértil antes da concepção.
A clínica desta afecção varia desde ligeira a intensa consoante a gravidade da situação em si própria. Assim, temos que no caso mais grave, ou seja, no mielomeningocélico, a criança pode apresentar fraqueza muscular ou mesmo paralisia abaixo do nível do não encerramento completo da coluna, em virtude de haver atingimento dos nervos que saem, abaixo desse nível, da medula espinhal para o resto do corpo. Para além disto é, também, comum a perda de sensibilidade e a incapacidade de controlar os esfíncteres anal e/ou vesical. somando-se a tudo isto, temos, ainda, que o líquido calorrinquídeo (líquido que envolve o cérebro e a medula) pode acumular-se no cérebro originando uma condição conhecida como hidrocefalia, que se não tratada pode levar a lesões cerebrais, com cegueira e convulsões.
 
Copyright © 2013 Portal PcD On-Line
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates